Qui, 14 de Dezembro de 2017
Home Encadernação

ENCADERNAÇÃO


História e Tipos de Encadernações

A Encadernação, é uma das mais antigas praticas de conservação preventiva, é o ato de juntar folhas de forma que seja mais fácil manuseá-las. Normalmente usa-se o método para garantir que páginas avulsas com algum conteúdo em comum não se percam ou estejam juntas para uma consulta.

O uso mais conhecido é confecção de livros, apostilas e afins, mas também é comum que empresas encadernem folhas avulsas de notas fiscais e outros documentos, a fim de preservá-los por um longo tempo.

Encadernação Brochura

A Encadernação Brochura é a encadernação na qual os cadernos são costurados na lombada em forma de acabamento, e colados a uma capa mole normalmente em com papel grosso, ou apenas colados e fresados (sem costura).


Encadernação Espiral

O método de Encadernação com Espiral é muito utilizado para encadernação com qualquer quantidade de páginas, por exemplo: cadernos escolares, apostilas de cursos, trabalhos universitários, monografias e TCCs.

Neste modo de encadernação é as folhas são furadas através de uma máquina, os furos são redondos. Normalmente é colocado uma capa de plástico transparente na frente e uma capa plástica de cor opaca. No mercado existe espiral plástico de várias cores e metálico, esse mais difícil de ser comprado.

Encadernação artesanal

O método de encadernar livros manualmente, sem uso de máquinas especiais. As ferramentas necessárias são encontráveis em qualquer papelaria.

Muito utilizado antigamente, o processo depende do trabalho e esforço físico de uma pessoa, sem a ajuda de uma máquina de encadernar.

Existem muitos estilos para realizar a encadernação manual, apesar de ser um processo simples o trabalho de encadernação depende de uma capacitação e habilidade do individuo.

Durante a montagem de uma pequena encadernação, o individuo pode utilizar de grampos, espirais plásticas ou garras plásticas.


Encadernação industrial

Os métodos industriais são aqueles utilizados pela indústria gráfica, principalmente editoras, para produzir exemplares em grandes quantidades. No entanto, as gráficas rápidas vêm incorporando gradativamente várias tecnologias que antigamente ficavam restritas a grandes tiragens e disponibilizando-as a um custo acessível. Existem varias  formas de orçamentos que as gráficas trabalham,dependendo do  projeto. Ex: peça, formato, número de cores, papel quantidade e acabamento. este último, traduz todo o processo de encadernação(dobras, grampos, lombadas,  faca de corte especial, verniz, relevo, bolso, etc).

Encadernação Comercial - Livros e Documentos Fiscais

Encadernação de Livro Diário, Razão, Registro de Entradas, Saídas, Inventário, ICMS.

Encadernação de Livros e Documentos Fiscais em Capa Dura com Gravação Dourada na Frente e Lombada.

Encadernação Comercial (Modo correto)

Encadernação Especial - Desmontar e Montar o Livro Novamente

Desmontar o livro, caderno por caderno e costurar manualmente, com  reforço.

Restaurar as páginas rasgadas.

Trocar as guardas.

Colocar capa dura e acabamento especial com gravação e acordo com o livro.

 

Encadernação Especial (Modo Correto)




Encadernação e Higienização Especial

  • Manter a originalidade do livro ou trocar a capa do livro, e a costura se necessário.

  • O livro é higienizado (limpo), folha por folha, e também a lombada e capas, desinfectado (expurgado), removendo pontos de contaminação.

  • Na montagem do livro é usado cola especial, que impedem o ataque futuro de brocas, traças, cupim, e outros insetos e fungos.

Encadernação com Restauração e Higienização

A capa do livro é restaurada, mantendo a originalidade do livro.

As folhas (páginas) danificadas por insetos, umidade e mofo, são restauradas. manualmente com papel especial (importado).

A restauração pode ser feita pelo método de reinfibragem (máquina), ou.manual, e a higienização (limpeza), descalcificação e hidratação por métodos químicos e manuais, mantendo .toda originalidade do livro.



Higienização Especial

O livro é higienizado (limpo), folha por folha, lombada e capas, manualmente eliminando os pontos de desinfestação.

Desinfectado (expurgado) com produtos que impedem o surgimento de insetos e microorganismos, caso seja necessário. Fazer todos os reparos preventivos necessário: trocar as folhas guardas danificadas, colar a lombada da capa quando estiver decolado, consertar as folhas rasgadas, etc.


Encadernação com Capa Digitalizada

Scaneada (digitalizada) ou fotocópia coloca-se sobre a brochura ou capa dura, com acabamento plastificado, ficando original.